8 de setembro de 2012

DIA DO BIÓLOGO

Devido à profissão ter sido regulamentada em 03 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. Convém aqui lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma universitário, também são Biólogos, desde que exerçam a profissão de educador.
O Biólogo é um profissional capacitado para, execução de análises laboratoriais e para fins de diagnósticos, estudos e projetos de pesquisa, de docência de análise de projetos/processos e de fiscalização, consultorias/assessorias técnicas, coordenação/orientação de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços, supervisão de estudos,  emissão de laudos e pareceres, realização de perícias, ocupação de cargos técnico-administrativos em diferentes níveis, atuação como responsável técnico (TRT).
Enfim, a pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui também técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental.
 
Símbolo

O símbolo do Biólogo é o óvulo estilizado, sendo fecundado, pois ele determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde.

Juramento do biólogo

"Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz".

Como compreender um biólogo

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas frequentes… sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro.

Ele acha isso incrível!

Toda vez que vocês entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também.

Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), ay-ays são todos lindos.

Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita num golfinho.

Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo… e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês: “são briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e…”

É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao invés daquela viagem romântica. Você quer ajudá-lo? Mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo… convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura.
 
Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo.
Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo perfeito.

É melhor você assistir filmes como A Era do Gelo e Procurando Nemo com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, você ouvirá, durante o filme: “ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlim e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!” E quem se importa??
Fonte desconhecida
 

6 de setembro de 2012

Exercício para melhorar sua memória

Segundo um novo estudo da Universidade de Edimburgo (Escócia), se você quiser se lembrar do que aprendeu inclusive em longo prazo, não pode deixar de fazer intervalos/descansar.
A conclusão vem de uma pesquisa com um pequeno grupo de homens e mulheres idosos. Os cientistas contaram histórias a eles.
Em seguida, os participantes foram instruídos a relaxar, fazer uma pausa breve e fechar os olhos por 10 minutos em um quarto escuro. Mais tarde, tiveram que recontar a história, lembrando tantos detalhes quanto fosse possível.
O mesmo grupo também ouviu outras histórias, mas, dessa vez, ao invés de descansar, eles foram distraídos com uma nova tarefa, destacando as diferenças entre pares de imagens quase idênticas, antes de ter que recontá-las.

  • 6 maneiras simples de afiar sua memória
No geral, os participantes do estudo se lembraram de muitos mais detalhes das histórias que ouviram antes de descansarem.
Mais: esse impulso de memória impressionante persistiu até uma semana depois, quando os participantes ainda se lembravam de bastantes detalhes.
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que jovens e idosos têm melhor recordação de informação quando descansam alguns minutos entre aprendê-la e ter que repeti-la. O novo estudo acrescenta evidências de que os mesmos minutos de descanso podem ter um efeito até mesmo em longo prazo na consolidação da memória.

  • Quer melhorar a memória? Esqueça as coisas
“Quando encontramos novas informações, estamos, provavelmente, em um estágio muito inicial de formação da memória”, explica a principal autora do estudo, Michaela Dewar. “Outros processos neurais têm que ocorrer após esta fase para sermos capazes de lembrar dessas informações em um ponto posterior no tempo”.
E esses processos neurais podem não ser planejados. Estudos com ratos mostram que, se eles têm um tempo livre depois de alguma tarefa, inconscientemente se lembram dela mentalmente. Os humanos parecem fazer a mesma coisa. Esta atividade do cérebro ocorre automaticamente, sem que as pessoas tenham que pensar sobre a tarefa que acabaram de fazer.
Aliás, muitas pesquisas defendem o papel crucial do sono na consolidação da memória. Descobertas da Academia Nacional de Ciências dos EUA mostram que o sono interrompido afeta a nossa capacidade de construir memórias.
Apesar desses mecanismos não serem ainda totalmente compreendidos, o sono parece importante para nossa memória “declarativa” (lembrar fatos) e, especialmente, para nossa memória “processual” (lembrar de como fazer as coisas, como aprender a andar de bicicleta).

  • Como “aprender” durante o sono
Até por isso cientistas especulam que os bebês passam a maior parte das suas vidas dormindo: eles precisam desse tempo para consolidar novas memórias sobre como controlar seus corpos e outras tarefas básicas.
Então, está estudando para uma prova, ou decorando um discurso para uma importante reunião? Pare um pouco, feche os olhos, e volte à sua tarefa apenas mais tarde.[CNN]

1 de setembro de 2012

Não julgar um livro pela capa.

Não se anime: o bicho não é um peixe e tampouco é um pênis, mas pode ser comido numa boa.

O peixe-pênis tem levado muitos leitores de blogs ao delírio garantindo que se trata de um peixe em forma de pênis. O bicho faz parte da gastronomia bizarra da China fazendo o maior sucesso no cardápio local. Vamos saber um pouco mais sobre esses animais.
Popularmente conhecido como “penis-fish” (ou peixe-pênis, como preferir), esses animais de peixe não tem nada! Trata-se de vermes marinhos do filo Echiura que são animais parecidos com minhocas, porém não apresentam o corpo dividido em anéis. São organismos bentônicos, ou seja, vivem no fundo do mar, enterrados no substrato.
Especialmente o peixe-pênis de que falamos, são pertencentes ao gênero Urechis possui o corpo cilíndrico, vermiforme e a probóscide (uma espécie de “tromba” usada na alimentação) muito curta. Por não apresentar esta estrutura bem desenvolvida como os demais Equiúros, o corpo dos Urechis, que geralmente é rosado, nos faz mesmo lembrar um pênis.
Mesmo com essa “carinha de pênis” macho e fêmea não copulam, quando os gametas são produzidos, são liberados na água e a fecundação é externa. E tem mais: o bichinho possui notáveis capacidades de se curar e podem atingir até 40 cm de comprimento.
FONTE: Livro Invertebrados Brusca&Brusca








Os Coreanos acham uma delícia




Foto espacial: uma estrela de nêutron

O que você vê na foto são os restos da Supernova Cassiopeia A, que estão a 11mil anos luz da Terra. A luz do fenômeno atingiu nosso planeta há 330 anos.A imagem tem um comprimento de 15 anos luz de distância e, em seu centro, há uma estrela de nêutron destacada, os restos do centro de uma estrela.
Acredita-se que essa estrutura esteja se resfriando muito rápido e, de acordo com análises que duraram 10 anos, os cientistas acreditam que isso se deva à formação de um superfluido de nêutrons – um estado pouco conhecido da matéria. [Nasa]